PhaseCast com: Marisol Zozimo (Osklen) - Marketplace para e-commerces

Marketing Digital
Mercado de Trabalho
Autor:
Phase2
Publicado em:
10/3/2023
Tempo de leitura:
6
min

Você se interessa por Marketplace e e-commerce? Sabe como e o quanto essa área evoluiu ao longo dos últimos anos? Se você deseja se aprofundar no assunto, então esse Phasecast vai te apresentar informações ricas com a experiência da nossa convidada, a Marisol Zozimo, Coordenadora de Marketplace da Osklen. 

No episódio A importância do Marketplace para e-commerce, abordamos tópicos como melhores práticas em marketplace, como foi o processo de vendas e de recuperação de vendas durante a pandemia (e como estamos no momento atual) e, claro, alguns cases Osklen e demais empresas que a nossa convidada trabalhou. Leia abaixo alguns trechos dessa conversa antes de dar o play para ouvir o episódio completo.

Sobre a convidada

Marisol atualmente é Coordenadora de Marketplace na Osklen. Já atua há mais de 9 anos no mercado e tem em sua bagagem experiência em empresas como Venâncio, Grupo Soma, Technos e Cyrela. 

O Marketplace no Brasil

Para começar, Marisol inicia o papo, que está mais para uma aula, trazendo alguns dados relevantes da área no país. Ela destaca que hoje no Brasil as 10 maiores lojas online possuem 49,3% do tráfego total, desses 10 apenas 1 não é marketplace, que é a Samsung. Ou seja, de cara já percebemos a importância de uma marca estar em uma vitrine dessas, praticamente 50% das visitas a e-commerces hoje no Brasil estão em algum marketplace, enquanto as outras milhares de lojas brigam, entre aspas, por uma visitinha do cliente. 

Nessa lista de top 10 lojas online em tráfego, o líder é o Mercado Livre, seguido por Shopee e depois desses os outros que existem há anos e são super consolidados, como Amazon, Americanas, Magalu, etc. Ou seja, o segundo site de comércio eletrônico que mais recebe visitas no Brasil, é um site que começou em 2015, estamos falando que em menos de 10 anos ele já tomou o lugar de muita gente grande e consolidada. A tendência é que surjam cada vez mais shopees nos próximos anos.

A importância do Marketplace para e-commerce

Outro ponto importante abordado no episódio é como a participação em marketplaces é importante em várias fases do negócio e tem objetivos diferentes também. Marisol destaca que para um varejista pequeno, que está começando e sua marca não é conhecida na internet, plugar em um marketplace pode ser a melhor opção. Isso porque nesse início ele não terá o custo de manter um e-commerce, ele vai receber um fluxo de visitas no seu produto considerável, porque ele vai se aproveitar do tráfego desse grande marketplace. Mercado Livre, por exemplo, ocupa a 16ª posição no mundo, com 229,3 milhões visitas mensais. Então o número de visitas em um marketplace tende a ser muito mais expressivo do que em um site próprio nesse início

Já para uma marca grande e consolidada, a estratégia em marketplaces pode ter outras finalidades, como escoar seus produtos off, por exemplo. Algumas marcas de moda usam muito essa estratégia para que aqueles produtos de coleções passadas não fiquem no seu site ou na loja física dando a sensação de que o produto encalhou. 

Outra estratégia relevante quando você pensa em jornada do cliente é usar o marketplace como uma vitrine da marca, aproveitando o tráfego desses grandes sites para levar fluxo para o e-commerce próprio, nesse caso impactando o cliente depois de uma visita em marketplace com mídia paga, por exemplo. E até mesmo usar o marketplace como porta de entrada de um cliente em potencial para a marca, porque o cliente já está acostumado a comprar naquele marketplace, então ele confia, já sabe usar o site, além de conseguir comprar diversas coisas dos mais variados segmentos em um mesmo lugar, no mesmo momento.

Dicas para avançar para uma próxima fase

Nesses últimos 9 anos atuando nessa frente de e-commerce, marketing e marketplaces, Marisol tem alguns cases e dicas inspiradoras para compartilhar. Pedimos algumas. São elas: ouvir o cliente, conversar com o cliente nos mais diversos pontos de contato, Omnichannel hoje não é mais um plus, já é um padrão, ou seja, praticidade é tudo.

Sobre marketplaces procure os que fazem sentido sua marca estar, tenha um bom relacionamento. Nesses 9 anos eu aprendi que a chave para o trabalho fluir, não só em marketplace mas com todo tipo de fornecedor interno ou externo, é o bom relacionamento, assim se consegue uma boa negociação, um bom espaço de divulgação e, por consequência, melhores resultados.

Curtiu? E ainda tem muito mais assunto no episódio completo. Lá, a Marisol Zozimo ainda compartilha como foi iniciar na Osklen no mesmo período que estávamos passando em um momento super delicado de pandemia. Ela conta como foi o processo de vendas/recuperação de vendas durante a crise e como trataram isso no pós-pandemia. Não perde tempo não! Dá o play e ouça tudo na íntegra.

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