PhaseCast com: Patrícia Cotta (Kinoplex) - Marketing Cinematográfico

Inovação
Marketing Digital
Autor:
Publicado em:
28/9/2023
Tempo de leitura:
5
min

Quem já teve a oportunidade de ir ao cinema, sabe como essa experiência pode ser mágica. Mas você já se perguntou sobre como funciona o marketing para o cinema? O marketing cinematográfico é extremamente dinâmico e, atualmente, enfrenta uma série de desafios - além de ter passado por uma fase complicada durante a pandemia. 

No entanto, muitas empresas continuam sólidas e se reinventando. É o caso de um de nossos clientes, o Kinoplex. No episódio Marketing X Cinema do nosso Phasecast, a  convidada, Patrícia Cotta, Head de Marketing do Kinoplex, aborda estes e outros tópicos. Leia abaixo alguns trechos dessa conversa antes de dar o play para ouvir o episódio completo.

Sobre a convidada

Patricia Cotta é Head Nacional de Marketing no Kinoplex há 12 anos e atua na área de marketing há mais de 30 anos em empresas como Globo.com, Vivo e Grupo Inglesa.

Entendendo o que é o Marketing para o Cinema

Patricia inicia o papo nos contando que um dos desafios de trabalhar nessa área é o fato de oferecer o mesmo produto dos concorrentes. Em outros setores, é possível ter diferenciais de produto, lançar inovações e se destacar, mas, no cinema, o produto é o mesmo para todos, sendo necessário se diferenciar. Para driblar esse desafio, nossa convidada conta que é necessário ter uma proximidade com o expectador:

Hoje, a gente tem uma assinatura, que é “O Kinoplex, o cinema para todos” e isso é muito vivo dentro da nossa empresa. A gente procura ter um mix de produtos, serviços e oportunidades que permitam que todo mundo tenha acesso a essa sala escura, tão mágica, que é a sala do cinema.

A empresa conta com produtos como as salas Platinum, direcionadas para públicos que querem uma experiência VIP, ou para um momento em que as pessoas querem se permitir algo mais exclusivo - como um dia especial. As poltronas são maiores, reclinam, têm descanso para os pés, pipoca com azeite trufado, serviço de entrega e até champagne. 

Ao mesmo tempo, a Kinoplex se preocupa em oferecer preços acessíveis, por isso, existem alguns ingressos que podem chegar a ser R$7. Além disso, o cinema oferece títulos para todos os gostos, com filmes de diversos tipos, desde os mais poéticos, até os de romance, comédia, ação e aventura.

A importância de se reinventar constantemente

Outro ponto muito importante na área é a capacidade de se reinventar. Patrícia conta que o Kinoplex tem mais de 106 anos e se reinventou muitas vezes. Ela fala sobre a necessidade de entender que o mundo muda o tempo todo e, muitas vezes, é preciso se reinventar por completo.

A empresa começou em um casarão em Fortaleza e tinha um único filme. As mulheres iam para o cinema com vestido de gala, os homens de terno. Hoje, temos um momento completamente diferente.

Para chegar onde está, a empresa passou por transformações como ir do 35 mm para o digital, das salas grandes para as salas pequenas, do cinema de rua para o cinema em shopping, do cinema com apenas uma sala para o multiplex com quinze salas, entre outras mudanças.

Estratégias durante a pandemia

A pandemia foi mais um dos desafios, apesar de ser algo sem precedentes, foi necessário compreender o momento, onde o mercado se reuniu para trocar experiências com concorrentes e traçar uma rota nova para o mercado de cinema - cada empresa da sua maneira.

Além disso, as empresas da área tiveram como desafio mostrar para o público que as salas de cinema eram seguras, uma vez que foram os últimos autorizados a reabrir. Patrícia conta que, na verdade, as salas são muito seguras, mais até do que outros estabelecimentos que abriram antes:

Dentro de uma sala de cinema você tem a renovação contínua do ar, que todo tempo é sugado da sala e jogado na atmosfera, e o ar da atmosfera é filtrado antes de ser jogado pra dentro da sala. As poltronas são higienizadas no intervalo de cada sessão. Na sala de cinema, você não fica de frente para ninguém, você fica de costas para o outro. 

Junto com a Ingresso.com a gente fez um bloqueio sistêmico onde você não precisava se preocupar com a venda de ingresso e o espaço entre o expectador. O sistema fazia isso de forma automática. Por exemplo: eu comprava dois lugares e automaticamente o sistema bloqueia os dois assentos de trás, os dois da frente e os dois de cada lado. A partir daí não era possível vender os lugares ao redor.

Ela ainda fala de outras estratégias que precisaram ser realizadas antes e depois da reabertura dos cinemas e algumas das ações que eles pretendem realizar este ano.

Gostou? Então não deixe de conferir o papo completo! A Patrícia ainda falou sobre vários pontos importantes sobre a experiência dela no marketing cinematográfico. Se você tem interesse na área, e deseja entender melhor sobre o assunto, confira agora mesmo o episódio na íntegra:

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