Data Driven Marketing: quais são os desafios para potencializar os resultados usando dados?

Dados
Marketing Digital
Autor:
Publicado em:
2/10/2023
Tempo de leitura:
7
min

Quais os desafios para potencializar os resultados usando dados nos projetos de marketing?

Vivemos na era da tecnologia e o Data Science (Ciência de Dados) tornou-se um dos pilares do mundo dos negócios. Isso porque essa ciência promove o estudo e análise de dados, a fim de melhorar a performance nas empresas e organizações. 

De acordo com a Statista, um portal alemão de dados e estatísticas, a quantidade de dados criados, capturados, copiados e consumidos globalmente deverá aumentar rapidamente, atingindo 180 zettabytes até 2025. Por isso, podemos afirmar que a cultura data-driven está e ficará cada vez mais forte. Vamos entender neste artigo o que ela significa e como os dados podem colaborar nos projetos de marketing.

O que é data-driven?

Para começar, a cultura data-driven compreende as metodologias que funcionam por meio de um banco de dados, como Business Intelligence, Big Data e Business Analytics. Eles geram insights valiosos para elaborar planejamentos e tomar decisões mais assertivas. 

Ou seja, na era data-driven, os negócios são cada vez mais orientados a dados. Assim, as empresas, por sua vez, demandam urgentemente de profissionais capacitados para interpretar e extrair o melhor desses dados. A sua finalidade é ajudar as empresas a entenderem a sua realidade e identificar as suas potencialidades para que possam suprir as necessidades dos seus clientes, se antecipar às tendências do mercado e aproveitar as oportunidades que alavanquem os seus resultados.

Hoje em dia, já é uma realidade: cada vez mais, as profissões, das mais variadas áreas, não necessariamente técnicas, precisam saber lidar com dados e, consequentemente, com a inteligência artificial incorporada em sua rotina profissional. 

Quais são as principais vantagens da cultura data-driven nas empresas?

Como podemos observar, a transformação digital mudou o mindset das empresas. Incorporamos o uso de ferramentas digitais na resolução de problemas tradicionais dos negócios, inclusive a automatização das atividades manuais. Por isso, a agilidade e a qualidade são vistos como aspectos imperativos para manter a sua competitividade no mercado. Com a implementação da cultura data-driven é assim: as tomadas de decisões ficam cada vez mais ágeis e precisas, diminuindo consideravelmente as chances de erros do negócio.

Confira agora algumas vantagens de ser orientado a dados:

  • Antecipação de oportunidades e problemas;
  • Redução de custos;
  • Ações mais acertadas;
  • Aumento de produtividade;
  • Retenção e atração de clientes;
  • Adaptabilidade;
  • Mais objetividade no planejamento estratégico.

Importante: quando uma empresa resolve adotar a cultura data-driven, todas as pessoas que lá trabalham devem estar na mesma página, por isso, os colaboradores são considerados um pilar importante dessa metodologia. Além de educar a equipe, também é importante contar com profissionais voltados especificamente para a área de dados, como o Chief Data Officer (CDO) e o cientista de dados.

E o data-driven marketing?

O data driven marketing nada mais é do que a aplicação dessa metodologia na área especificamente voltada ao cliente. A partir das informações, é possível prever comportamentos do consumidor e atender melhor às suas dores. Por exemplo, as informações obtidas por meio de dados confiáveis do público podem levar as empresas a adaptar as suas estratégias e otimizar a experiência dele com a marca. 

São possíveis muitas saídas, como personalizar o conteúdo de campanhas para um público específico assim como o melhor canal de veiculação para o bom andamento da estratégia. Com base em dados trabalhamos sem achismos e suposições. E é assim que trabalhamos aqui na Phase2. Nossas estratégias orientadas a dados permitem acelerar resultados, otimizar conteúdos, testar estratégias de testes A/B com agilidade e inteligência, dentre outros benefícios. 

O desafio está em definir corretamente a escolha das métricas. Se sua empresa deseja ser orientada por dados, ela deve seguir processos estruturados de coletas de dados, a partir de ferramentas que facilitem a organização e a análise. Por fim, aderir a essa forma de cultura na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios. Por isso, comece pelos desafios: comprometimento por parte da gestão, investimento em tecnologia e uma mudança de mindset de todos os colaboradores. 

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