Estratégia, Dados e Engajamento: O Sucesso da CCEC PUC-Rio no Instagram

Cases
Dados
Marketing Digital
Autor:
Phase2
Publicado em:
12/2/2025
Tempo de leitura:
5
min

Quando a Phase2 assumiu a gestão do Instagram da CCEC (Coordenação Central de Educação Continuada) da PUC-Rio em fevereiro de 2023, encaramos um desafio à altura da instituição: produzir conteúdos relevantes para engajar um público diversificado e exigente. Dois anos depois, os resultados refletem o sucesso de uma estratégia bem estruturada, unindo planejamento, análise de dados e uma comunicação autêntica para fortalecer a presença digital da maior universidade privada do Brasil.

Logo no início, sabíamos o impacto que uma boa atuação em redes sociais pode ter, especialmente no setor educacional. Para ilustrar, 84% dos brasileiros afirmam que as redes sociais influenciam suas decisões de consumo, incluindo a escolha de instituições educacionais (Fonte: Hootsuite, 2024). Quando falamos de educação superior, o Instagram é o principal canal de interação para estudantes e candidatos, com mais de 60% das instituições no Brasil usando a plataforma para divulgar eventos, cursos e ações sociais (Fonte: Pesquisa Digital na Educação, 2024).

Mas e os resultados? Aqui estão os dados comparativos entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025:

  • Seguidores: crescimento de 121%, passando de 46.526 (2023) para 103.216 (2025).
  • Engajamento: salto de 340%, de 791 para 3.485 interações por mês.
  • Alcance: expansão de 201%, atingindo 88.346 pessoas em janeiro de 2025, contra 29.280 no início do trabalho.

Estratégia Baseada em Dados e Escuta Ativa

Desde o primeiro mês, a Phase2 seguiu um processo que combinava três pilares: planejamento, testes e análise constante. Nosso ponto de partida foi entender profundamente o público-alvo: o que os seguidores da CCEC querem ver? Como podemos ser relevantes para estudantes, professores e ex-alunos?

Estudamos as tendências no segmento de educação e identificamos que o público universitário valoriza conteúdos que sejam informativos, aspiracionais e interativos. A partir daí, estruturamos uma estratégia de conteúdo que englobava:

  • Publicações informativas: criação de conteúdos sobre o mercado de trabalho, tendências do setor educacional e posts educativos com a participação de professores da CCEC, garantindo autoridade e aprofundamento nos assuntos abordados.
  • Conteúdos interativos: enquetes, pesquisas e caixas de perguntas para gerar engajamento direto.
  • Histórias reais: destaque para depoimentos de alunos e professores, no intuito de humanizar a marca e criar identificação.

A análise constante foi essencial para otimizar a performance. Monitoramos cada post, ajustando horários, formatos e temas conforme os resultados.

O Futuro: Ainda Mais Conexões e Impacto

Esses dois anos de trabalho com a CCEC PUC-Rio nos mostram que o sucesso não vem de fórmulas mágicas, mas de estratégia, análise e interação com o público. Hoje, consideramos que o perfil da CCEC no Instagram é um exemplo de como uma gestão de conteúdo bem estruturada pode transformar resultados, fortalecer marcas e criar impacto real.

Na Phase2, continuamos acreditando no poder das redes sociais como ferramentas para contar histórias, gerar conexões e negócios. 

Ainda não segue o perfil da CCEC PUC-Rio no Instagram? Então, confere como está sendo esse trabalho clicando no link.

What’s a Rich Text element?

What’s a Rich Text element?

What’s a Rich Text element?

What’s a Rich Text element?
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

TAGS:

talvez você goste

talvez você goste